A música eletrônica é gerada através do uso de recursos digitais e tecnológicos, como sintetizadores , gravadores digitalizados , computadores ou programas de composição. Além disso , ela também é produzida por meio de sampling e da renovada ordenação de sons.
A composição eletrônica nasceu no coração da música erudita, na sua vertente mais subversiva, depois evoluiu para o âmbito da música popular, a princípio junta ao rock, depois passando a constituir gênero específico, ligado principalmente a dança, como techno, acid , house ,trance e drum'n'bass, que tiveram sua fonte no estilo disco de fins dos anos 70
À medida que os sintetizadores se tornaram mais acessíveis, com seus preços reduzidos, diversos conjuntos de rock passaram a utilizá-los, como The Silver Apples e Pink Floyd, que se valeram destes instrumentos para substituir o uso do órgão. Nos anos 70 a música eletrônica foi subvertida pela atuação da genial banda alemã Kraftwerk, que associou a tecnologia disponível à recente robótica, representando desta forma a crescente alienação do mundo contemporâneo, principalmente no que se refere à interação do Homem com as máquinas.
